Diocese de Cachoeiro abre Quaresma com Missa de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas, celebrada nesta quarta-feira (22), marca o início da Quaresma para os católicos, período de 40 dias em que a Igreja se prepara para celebrar a Páscoa do Senhor, que lembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo

Na mesma data, também é lançada Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema se encontra em Mateus 14:16 “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Em Cachoeiro de Itapemirim, fiéis participaram da celebração presidida pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa, na Catedral de São Pedro às 9 horas.

Durante a homilia, Dom Luiz Fernando comentou sobre o significado do tempo de Quaresma e da conversão.

“São quarenta dias de reflexão até a noite da ressurreição. A oração, o jejum e a esmola serão as práticas penitenciais propostas para esse tempo que poderão abrir os nossos corações, a nossa mente, o nosso entendimento para um encontro pessoal e renovador com Jesus Cristo crucificado e ressuscitado”.

Ao citar o tema da Campanha da Fraternidade, o religioso falou da importância de meditar sobre o assunto e citou doação de alimentos como um gesto concreto de solidariedade.

“Pela terceira vez, somos convidados a meditar sobre a realidade trágica e vergonhosa da fome. Em 1975, em 1985 e agora em 2023, nos colocamos diante desse grande desafio, desse grande mal social”.

“Nesse caminho quaresmal, nós precisamos cobrar e dar respostas ao flagelo da fome. Respostas do poder público que deveria oferecer condições de trabalho, renda e vida digna à todos, mas também fazer nossa parte como católicos e nos abrir a caridade, evitar o desperdício, não jogar fora a comida, em penitência – por exemplo – deixar de comer carne, mas doar este alimento as pessoas que precisam”.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964 como uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à igreja Católica para celebrar a Quaresma. Além das orações e do jejum, o objetivo é “exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico”.

Em 1964, o primeiro tema da Campanha da Fraternidade foi “Igreja em Renovação”. Depois, a cada ano, um novo assunto ligado foi designado para que os católicos pensassem e agissem.

Partilha, reconciliação, saúde, trabalho, justiça, família, esperança e até tráfico humano já foram tema. Em 2023, onde uma pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, divulgada em junho do ano passado, revelou que 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer diariamente no país, a fome volta a pautar as reflexões.

Registros

Fonte: AquiNotícias.Com