Vereador de Ibatiba denuncia ambulância de Martins Soares que teria deixado andarilhos em Ibatiba

A população de moradores em situação de rua em Ibatiba está aumentando a cada dia. Como já noticiado aqui na Mania FM, esse é um problema de difícil solução.  Parte dessas pessoas são da cidade, mas outras são andarilhos que chegaram ao município pela BR-262 e uma outra parte são mendigos trazidos de cidades vizinhas.

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Ibatiba, o vereador e presidente da Casa de Leis, Fernando Vieira, denunciou, apresentando imagens, uma ambulância do município mineiro de Martins Soares que, supostamente, estaria deixando dois moradores de rua às margens da BR-262 em Ibatiba.

Durante seu discurso, o vereador propôs uma nota de repúdio pela situação  e anunciou que iria ingressar com denúncia no Ministério Público de Ibatiba e de Martins Soares.

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, se manifestou nas redes sociais registrando que foi informado do assunto e que medidas estão sendo tomadas como o acionamento da Policia Militar. A assistência social também está apurando o ocorrido.

Semana passada, nossa reportagem conversou com comerciantes do centro da cidade de Ibatiba, área mais afetada pelo grande número de moradores em situação de rua. Eles, que preferiram manter o anonimato, foram unânimes em dizer que os transtornos causados por essa situação estão prejudicando seus estabelecimentos. Um dos comerciantes narrou que seus funcionários estão com medo,  pois já foram mais de uma vez intimidados por alguns mendigos que estavam mais agressivos.

indice1

FOTO: REDES SOCIAIS

Um  outro pequeno empresário também informou que já presenciou a agressividade de um pedinte após se recusar a dar esmolas, e que é comum durante a manhã vários estarem dormindo na porta de seu comércio.

A prefeitura de Martins Soares se Pronunciou através de nota:

Nota oficial

A Prefeitura de Martins Soares está apurando a situação dos cidadãos em situação de rua que supostamente teriam sido transportados em veículo oficial da Prefeitura para a cidade de Ibatiba-ES.

De imediato, informamos que não existe nenhuma política pública de transporte ao público em questão em nossa cidade. Somos cidades vizinhas e colaboramos mutuamente em diversas áreas, peculiares de municípios limítrofes, sabendo que os problemas e as soluções sempre estarão afetando ambas.

Assumimos o compromisso de apurar com independência e firmeza o ocorrido e buscar a construção uma política pública, junto com nossos parlamentares, que vise uma solução para a situação das pessoas em situação de rua em trânsito, que é uma demanda constante para cidades como as nossas que são cortadas por rodovias.

Ressaltamos ainda que em nossa cidade todos os cidadãos são tratados com a mesma dignidade, essa é a única forma de buscar uma sociedade mais justa e humanizada.