Verão chega nesta sexta-feira com previsão de ser um dos mais quentes da história

Apesar de estarmos vivenciando intensas ondas de calor, a estação mais quente do ano ainda não começou. O verão chega oficialmente nesta sexta-feira (22), mais precisamente às 0h27 (horário de Brasília), quando ocorre o chamado Solstício de Verão no Hemisfério Sul (no Hemisfério Norte é o Solstício de Inverno). O verão começa amanhã e termina à 0h06 do dia 20 de março de 2024.

“O verão é marcado pela elevação da temperatura em todo o Brasil devido à posição da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos do que as noites e provocando rápidas mudanças nas condições do tempo. Portanto, há condição favorável para chuva forte, queda de granizo, vento de intensidade moderada a forte e descargas elétricas”, explica a meteorologista Maytê Coutinho do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O verão ainda deverá sofrer a influência do fenômeno El Niño que deverá perder a intensidade somente no final da estação. Essa é previsão do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). De acordo com o instituto, a expectativa é de temperaturas acima da média ao longo da estação. “Não dá para dizer que vai ser o mais quente, mas estará, certamente, entre os três mais quentes da história”, afirmou Gilvan Sampaio, coordenador-geral de Ciências do Inpe, em entrevista ao UOL.

O prognóstico do Inmet para a região sudeste nos próximos três meses é de “irregularidade espacial das chuvas, com totais acumulados acima da média no Espírito Santo, região do Triângulo Mineiro e metropolitana de Belo Horizonte, além do oeste e leste de São Paulo, enquanto nas demais áreas a previsão é de chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média”. Para a temperatura, as previsões indicam que devem ser próximas e ligeiramente acima da climatologia nos próximos meses.

Nesta quarta-feira (20), os termômetros registraram temperatura máxima de 33°C e mínima de 17°C, segundo medição do Climatempo. Para esta quinta-feira (21) a previsão é de mínima na casa dos 17°C e máxima de 34°C. Os dados são similares aos computados pela estação meteorológica do Ceapla/Unesp que anotou máxima de 31,7°C e mínima de 18,1°C nesta quarta, com previsão de temperaturas de 21°C e 34°C para hoje.

Por Redação DRC / Foto: Brandon Bell/Imagens Getty