Rua que apresenta risco de desabar sobre escola é interditada em Iúna

Um barranco que desmoronou, depois das intensas chuvas das últimas semanas, provocou a interdição de uma rua em Iúna. Com a movimentação de terra, o barranco ameaça desabar sobre a estrutura da Escola Estadual Santíssima Trindade, no bairro Guanabara, o que está se agravando com o tráfego de veículos pesados que passam pela Rua Professor Amphilóphio de Oliveira, o que obrigou a Prefeitura a interditar a via.

O prefeito Romário Vieira pede a compreensão da população e informa que a prefeitura está trabalhando para resolver o problema, junto com o Governo do Estado. “Já acionamos o Governo do Estado, porque o barranco fica acima da Escola Estadual Santíssima Trindade, para que possamos tomar medidas”, afirma.

Foi feito um desvio redirecionando o trânsito de veículos pesados (Fotos Ass. Com. Iúna).

Conforme explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Limpeza Pública e Turismo, Manoel Arcângelo Rafael Gomes, assim que aconteceu a movimentação de terra, depois das chuvas, equipes da Prefeitura realizaram um serviço paliativo de contenção, para proteger a estrutura da escola. “Foi feito um paliativo, inclusive, com a retirada de uma árvore”, esclarece.

Ele conta, também, que engenheiros da Secretaria Estadual de Educação (Sedu) estiveram no local, para fazer uma avaliação, e constataram que há riscos do barraco desabar sobre a escola. “Por isso, foram isoladas salas de aula que ficam mais próximas do barranco”, relata Manoel Gomes.

O município também recebeu a visita de uma equipe da Defesa Civil Estadual que pediu a interdição da rua. “A Defesa Civil pediu que a rua fosse interditada, até a vinda de uma geóloga, que estará em Iúna na segunda-feira (6), para sabermos que providências serão tomadas”, explica, o secretário. “Então, a avenida ficará interditada até segunda e foi feito um desvio próximo a uma oficina, redirecionando, o trânsito de veículos pesados, passando pelo Parque Industrial”, completa. Há um desvio também para veículos menores, por outras ruas do bairro Guanabara.

Fonte: AquiNotícias.Com