Rádios superam Globo, SBT e Record em desempenho financeiro

O rádio, meio que muitos diziam estar prestes a morrer, tornou-se um negócio melhor que várias das maiores TVs do Brasil, como Globo, Record, SBT e CNN Brasil. Esta é a conclusão que se chega ao analisar dados e informações que circulam no mercado.
De acordo com balanço publicado no último mês de abril, a Rádio Gaúcha teve lucro líquido de R$ 12,2 milhões em 2022, valor 53% maior que o registrado em 2021. Apenas a título de comparação, a Record deu um prejuízo de R$ 516,9 milhões no ano passado.
Por falar em Globo, os números do rádio surpreendem até mesmo o grupo controlado pela família Marinho. Conforme consta em seu balanço, a Rádio Globo transformou o prejuízo de R$ 4,1 milhões em 2021 em lucro líquido de R$ 154 mil em 2022.
Além disso, segundo fontes ouvidas pelo NaTelinha, uma das emissoras FM que o Sistema Globo de Rádio tem em Belo Horizonte atingiu quase 60% de margem de lucro em junho deste ano. Enquanto isso, a Globo Comunicação e Participações, empresa que reúne negócios como Globoplay e TV Globo, luta para melhorar seu desempenho. Em 2022, a companhia deu um prejuízo operacional líquido de R$ 501,1 milhões. Tal situação só foi revertida graças à expressiva receita financeira de R$ 2,1 bilhões.
Segundo o site Notícias da TV, que divulgou o balanço do SBT de 2022, a emissora teve um prejuízo de 29 milhões do saldo entre receita e despesas. O canal paulista só fechou com um lucro de R$ 18,8 milhões devido aos rendimentos de investimentos financeiros.
Nos EUA, rádio ultrapassa TV em alcance Os bons resultados do rádio vão além da contabilidade. De acordo com a Nielsen, empresa que mede a audiência nos Estados Unidos, as emissoras AM/FM superaram a TV no público entre 18 e 49 anos de idade, que é o mais valorizado pelos anunciantes. No terceiro trimestre de 2022, o rádio teve um alcance semanal de 83% contra 59% da televisão. Além disso, a TV sofreu uma queda de 28% em alcance e de 56% em tempo assistido.
Já no Brasil, conforme dados da Kantar Ibope Media publicados no estudo Inside Radio 2022, 83% da população escuta rádio, número três pontos percentuais maior que o do ano anterior. Além disso, cada pessoa passa 3h58min ouvindo rádio por dia.
Fonte: Sandro Nascimento/natelinha.uol.com.br