Produzir mais em menos espaço é uma das chaves para o agronegócio em 2022 dizem especialistas

O ano de 2022 começa com uma perspectiva positiva para o agronegócio, com previsão recorde na safra de grãos e expectativa de crescimento de quase 10% no Produto Interno Bruto (PIB) do setor.

Mas o custo de produção deve ser um dos mais altos da história por conta da alta constante do preço do dólar, que afeta diretamente o custo dos insumos necessários para o cultivo das lavouras. Por isso, uma das soluções é produzir mais em menor espaço, cuidando do solo para garantir que ele tenha vida útil mais longa.

Otimizar a área de produção, usando fertilizantes mais eficientes ajudam a diminuir o custo de produção, o que é, justamente, um dos grandes desafios para o setor da agricultura para 2022. Para isso, é fundamental a escolha de produtos que sejam mais eficientes nesse processo.

Nós conversamos com Daniel Pinho, que é direto-geral da Natufert a maior empresa de fertilizantes de alto desempenho com base orgânica do Espírito Santo.

Daniel começou falando do aumento da mão de obra e dos insumos agrícolas e apontou a inflação como um dos principais vilões.

O diretor geral fez uma análise de cenário que espera o produtor em 2022, para Daniel a expectativa é que o preço da saca de café continue alto, e o produtor deve procurar meios para aumentar a produção todos anos, investir em novas tecnologias é uma forma para alcançar esse objetivo.

Daniel finalizou falando um pouco mais da atuação da empresa natufert.