Morre o primeiro prefeito de Irupi, Mário Luiz Barbosa, aos 91 anos de idade

O município de Irupi completou 31 anos em janeiro deste ano e seu primeiro prefeito, Mário Luiz Barbosa, faleceu nesta quinta-feira (17), aos 91 anos de idade. Irupi teve sua emancipação de Iúna em 15 de janeiro de 1991, mas foi instalado apenas em 1º de janeiro de 1993, após a primeira eleição para prefeito em 1992, quando Mário Barbosa assumiu, com 62 anos de idade. Ele voltou a ser prefeito na terceira gestão, entre 2001 a 2004. Irupi teve nove governos municipais até hoje.

Figura muito carismática, ficou conhecido por ter realizado administrações municipais (1993/1996 e 2001/2004) que trouxeram muitos benefícios para Irupi, apesar das dificuldades do início de gestão de um novo município. Contudo, era conhecido como um prefeito que se relacionava bem com todos, até com opositores, e tratava a população com carinho. Além de apresentar sempre muito bom humor e alegria onde chegava, mostrando muito amor pela terra onde nasceu e viveu desde os tempos em que era chamada de Cachoeirinha do Rio Pardo – a Princesinha do Caparaó.

Dessa forma, Irupi amanheceu, nesta quinta, de luto. Muitas pessoas já se manifestaram nas redes sociais lamentando a perda do homem que marcou a história de Irupi. O corpo do ex-prefeito está sendo velado na Câmara Municipal e o sepultamento está marcado para as 17 horas, no Cemitério da sede do município.

Mário Barbosa e a emancipação de Irupi
Mário Barbosa foi figura fundamental na luta pela emancipação do Irupi, junto com seu irmão Perillo Barbosa (já falecido) e seu sobrinho Milton Barbosa (que foi vice-prefeito de Irupi, na administração seguinte – 1997/2000 – do então prefeito Adilson Bento de Freitas – também falecido). Além de outras figuras muito importantes, em todo o processo, que trabalharam para que o sonho da Associação Pró-Melhoramento de Irupi se concretizasse.

Localizado a cerca de 200 quilômetros de Vitória, na região do Caparaó, sul do Espírito Santo, Irupi fazia parte da cidade de Iúna, quando conseguiu sua emancipação por meio da Lei 4.520/1991, de 15 de janeiro de 1991. No entanto, a instalação do município ocorreu apenas em 1º de janeiro de 1993, após a primeira eleição direta para prefeito, em 1992, que culminou com a vitória de Mário Luiz Barbosa.

Até 1943, o distrito se chamava Cachoeirinha de Rio Pardo, quando teve o nome alterado para Irupi que, na linguagem tupi-guarani, significa “amigo belo e águas tranquilas”. Atualmente, o município possui pouco mais de 13 mil habitantes e tem como base econômica a cultura cafeeira.

Fonte: AquiNotícias.Com