Ibatiba continua em alerta de alto risco de deslizamentos nesta quinta

Conforme o Boletim Extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cemaden) Ibatiba, na região do Caparaó Capixaba, continua em alerta de deslizamento de alto risco. O município registrou o maior acumulado de chuvas no Estado, no início da semana. Só na última segunda-feira (9), o acumulado chegou a 97,8 milímetros (mm) de chuva.

De acordo informações da Defesa Civil do município divulgadas nesta quinta-feira (12), foram registradas novas ocorrências nas últimas 24 horas e a equipe segue monitorando todas as situações. Até agora, cinco casas que se encontram em área de risco foram interditadas. Além disso, houve quede de barreiras no km162 da BR262 e também na ES185 que liga a BR262 a Lajinha (MG), sendo também o trajeto viário para as comunidades de Santa Clara e Crisciúma, distritos de Ibatiba.

A prefeita interina, Criziane Moreno, visitou moradores do bairro Novo Horizonte (Fotos Defesa Civil Ibatiba).

Foi registrado, ainda, o alagamento no bairro Alvarino Toledo e foi realizada a desobstrução das estradas vicinais das comunidades rurais de Perobas e Santa Clara dos Onofres, por causa da queda de árvores e deslizamento de terra. A Defesa Civil também realizou a verificação de problemas em calçamentos de ruas na sede do município.

Alto risco impõe que moradores continuem atentos

Nesta quarta-feira (11), a prefeita interina, Criziane Moreno, visitou moradores do bairro Novo Horizonte e se reuniu com a equipe da Defesa Civil, para que as ações preventivas e de orientação aos moradores sigam mantidas em plantão especial. Na caminhada pelo bairro a equipe ainda distribui lonas para cuidados paliativos.

O município informa que trabalhos preventivos vinham sendo feitos, para evitar, principalmente, alagamentos. Com o apoio do Governo do Estado, foi realizada a limpeza e desassoreamento do Rio Pardo e afluentes, para evitar possíveis enchentes. Mas a prefeita interina Criziane Moreno pede para que todos fiquem atentos, por causa do risco de mais chuvas na região. “Todos nós sabemos que o período das chuvas deixa todos em alerta e a previsão ainda é de tempo chuvoso que se soma ao número intenso de chuvas e do acumulado, então, pedimos a todos que fiquem atentos e acionem a Defesa Civil em qualquer situação que represente risco”, alerta.

Fonte: AquiNotícias.Com