Empoderamento: Políticas Públicas às Mulheres crescem em Ibatiba

O Programa Ibatiba D’Elas, criado em 2019, tem sido uma das principais prioridades da administração municipal e o município foi o 1° do Espírito Santo apto a firmar convênio com o programa Agenda Mulher, do Governo do Estado.

Entre as ações que fazem parte do Programa , atualmente sob a coordenação da vice-prefeita Dra. Criziane Moreno, está a criação da Sala Lilás, em parceria com a OAB, que é um local para atendimento às mulheres vítima de violência, é que agora também possui um Disk Denúncia.

O Poder Executivo também criou o Programa de Combate a Pobreza  Menstrual. Em 2021, quando o programa foi criado, Ibatiba era o único município do interior do Espírito Santo a ter essa iniciativa. No ano passado, a Prefeitura de Ibatiba distribuiu absorventes em 383 cestas básicas que são entregues para famílias carentes. Uma ação que faz a diferença na vida de muitas mulheres, principalmente, as mais jovens, que passam por situações constrangedoras que atrapalham o dia a dia de cada uma delas.

Também por meio da Secretaria de Educação, 800 alunas da rede municipal recebem, mensalmente,  um  kit de bolsa com absorventes e participam de palestras sobre saúde intima feminina.

“O Programa Ibatiba D’elas está contribuindo para que mulheres tenham a oportunidade de fazer suas escolhas, por meio de políticas públicas que incentivam cada uma delas a conhecerem o seu potencial”, explicou o prefeito Luciano Pingo.

 

Assessoria de Comunicação PMI