DNIT anuncia reforço no contrato de manutenção da BR-262 na região

O DNIT Minas Gerais informou nesta segunda-feira, 17/04, que irão reforçar os contratos de manutenção do trecho da rodovia federal na região de Manhuaçu.

No segmento da BR-262/MG do km 0,00 ao km 196,2BR-262, entre João Monlevade e a divisa com o Espírito Santo, o Dnit informou que iniciou processo de licitação para a contratação dos serviços que aumentará o nível de esforço das obras a serem executadas, de modo a garantir as condições mínimas de trafegabilidade ao segmento, com inclusão de serviços de soluções funcionais e estruturais até que os projetos de restauração da rodovia sejam concluídos.

A restauração do pavimento da rodovia deverá ser contemplada em ação de longo prazo que o órgão federal estuda para todo o Estado. Estão sendo planejadas contratações de Restauração e do CREMA, um programa que prevê a recuperação do pavimento rodoviário brasileiro, com a integração dos serviços de manutenção dos pavimentos e conservação de faixa de domínio. Estes contratos terão duração de 5 anos com o objetivo realizar a restauração das rodovias em pontos que já se encontram com sua vida útil esgotada.

ORÇAMENTO REFORÇADO

O Dnit informou que as rodovias federais do estado de Minas Gerais somam 5.302,3 km, sendo eles 4.729 km de malha rodoviária pavimentada e 573 km de malha não pavimentada, e que para este ano os valores destinados para o estado chegam a R$ 1,266 bilhão.

A quantia é dividida entre R$ 764,9 milhões vindos da Lei Orçamentária Anual 2023 para manutenção das rodovias e R$ 278,4 milhões de restos a pagar de exercícios anteriores. De acordo com o órgão, os recursos foram disponibilizados, em sua maioria, no mês de dezembro de 2022.

Com isso, o valor disponibilizado para 2023 é mais que o triplo destinado para 2022, de R$ 400,4 milhões, e cerca de cinco vezes maior que os valores destinados para 2020 e 2021, sendo eles R$ 261,1 milhões e R$ 233,5 milhões, respectivamente.

De acordo com o departamento, “os últimos anos se apresentaram com disponibilidade de recursos insuficientes para fazer face à manutenção rodoviária” e que, por isso, as ações a serem empregadas visam intensificar os serviços nos contratos de Conservação e Manutenção Rodoviária.

Com informações do Estado de Minas