Com alta nos números de casos, Muniz Freire amplia ações contra dengue

As notificações e casos registrados de dengue seguem crescendo em Muniz Freire. Por isso, com alta nos números, a Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, desde as atividades rotineiras até mobilizações em regime de mutirão, reunindo vários profissionais e setores.

Isso aconteceu na última sexta-feira, quando foi realizada um mobilização pelas ruas da sede do município, com a participação de profissionais de Saúde, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. O principal objetivo foi o de conscientizar a população sobre a importância na prevenção dos focos do mosquito. “A única forma de eliminar o Aedes é eliminando os focos. Se não tiver foco, não tem dengue e, para isso, precisamos da população”, destaca a secretária municipal de Saúde, Rita Fontes.

Mobilização contou com a participação de profissionais de Saúde, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar (Foto Ass. Com. Muniz Freire).

De acordo com a secretária, a situação é preocupante, porque o número de notificações e casos registrando seguem crescendo. De 1º de janeiro até hoje, o município registrou 258 notificações. Destas, 36 foram confirmadas como dengue e um óbito foi registrado.

Nas ações rotineiras de campo, os profissionais da Secretaria de Saúde estão fazendo inspeção para identificação e eliminação de focos do Aedes em logradouros públicos e residências. Também está sendo feito o bloqueio espacial, com a aplicação de inseticida, para eliminar o mosquito na fase já adulta.

Com alta dos números, combate ao mosquito é prioridade

No entanto, a gerente de Programas da Secretaria Municipal de Saúde, Jordimila Thiengo, explica que os carros fumacê não é a solução, como a maioria das pessoas imagina. “Apesar do que muita gente imagina, os inseticidas utilizados pelos carros fumacê matam apenas os mosquitos do gênero Culex (pernilongo)”, esclarece. “O bloqueio dos focos de dengue é feito com outro tipo de inseticida, o Cielo ULV, que, por lei, só pode ser aplicado com bombas costais motorizadas, como as usadas nas ações vistas em Muniz Freire”, completa.

O prefeito Dito Silva reforça que, com alta nos números, o combate ao mosquito tem sido prioridade da administração municipal e importância da ajuda dos moradores. “O enfrentamento à proliferação do Aedes tem sido nossa prioridade e convocamos os moradores, para que nos auxiliem, recebendo nossos agentes nas casas, bem como evitando locais com água parada que possam servir de criadouro para do Aedes”, declara, o prefeito, que participa das reuniões estratégicas de ações contra a dengue no município.

Fonte: AquiNotícias.Com