China anuncia maior lockdown após casos de Covid em Xangai

Autoridades chinesas anunciaram neste domingo (27) o maior lockdown já realizado no país. A partir desta segunda (28), o lado Leste da cidade ficará isolado e os moradores serão testados para detecção do coronavírus até o próximo dia 1º de abril. A partir de sexta-feira (1), o lado Oeste será isolado e os moradores passarão por exames. O bloqueio na região financeira da China acontece no momento em que a cidade bateu recorde nos casos de Covid-19 desde o início da pandemia.

No sábado (26), 2.631 casos da doença foram diagnosticados. Há um mês, a metrópole vê um aumento nos casos de Covid, embora os dados sejam menores do que em outros países.

As autoridades de Xangai anunciaram que o transporte será suspenso no período de isolamento. Fábricas e empresas devem liberar funcionários para home office e não vão funcionar, além do comércio interromper as atividades.

Até então, isolamentos eram determinados em bairros ou determinadas regiões da cidade. Por ser uma cidade global e com intensa atividade econômica, o governo chinês vinha retardando a decisão de isolamento completo da metrópole.

A China adota desde o início da pandemia um esquema chamado de “Covid Zero”, que consiste em isolar cidades e testar a população quando um caso é diagnosticado. A partir dessa política, casos de pessoas que não conseguiram voltar para casa após ter contato com colegas com Covid passaram a ser frequentes.

Fonte: Band.