Católicos de Iúna celebram Dia de Santa Luzia com missa na Água Santa

A Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Iúna, realizou, nesta terça-feira (13), no Santuário de Santa Luzia, em Água Santa, a missa em comemoração ao Dia de Santa Luzia. Na parte da manhã, a procissão com a imagem da santa saiu da Igreja Matriz em direção à Água Santa, onde foram celebradas, ao longo do dia, várias missas. A última missa do dia, às 16 horas, foi celebrada pelo bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa.

No santuário, os devotos podem depositar seus pedidos, agradecimentos e deixar fotos, imagens, poemas e orações em baixo da gruta de pedra. A maioria dos pedidos são para a cura de alguma anomalia na região dos olhos, na qual Santa Luzia é a protetora. Os visitantes podem beber e levar para casa a “água santa” que jorra de um bebedouro e que, segundo a tradição, é milagrosa, para quem faz o pedido com fé.

Os visitantes podem beber e levar para casa a “água santa” e, no local, fica a Pedra do Pecado (Fotos Ass. Com. Iúna).

Além disso, no local fica a Pedra do Pecado, uma passagem estreita, entre duas pedras, que possui a lenda de redimir os pecados de quem passa por ela três vezes, da direita para a esquerda. No entanto, dita a lenda que, se a fé não for suficientemente forte, a pessoa fica agarrada e será liberada somente com a presença de um padre.

O Santuário de Santa Luzia também conhecido como Santuário de Água Santa recebe visitas de pessoas vindas de toda a região e até de fora do Estado que vêm em busca de bençãos. O local funciona de terça à domingo, das 7 às 17 horas, e permanece fechado na segunda-feira, para manutenção. Todo dia 13 de cada mês, é celebrada missa, às 7 horas.

Fonte: AquiNotícias.Com