“Estamos nos preparando para enfrentar uma situação mais grave”, diz Casagrande sobre 3ª onda da pandemia

casagrande-26022021

“Estamos nos preparando para enfrentar uma situação mais grave”. As palavras, ditas pelo governador Renato Casagrande em coletiva na tarde desta segunda-feira (1º), mostram que os problemas enfrentados em outros Estados do país, cujos sistemas de saúde entraram em colapso por conta da pandemia do novo coronavírus, preocupa.

“Estamos nos preparando com novos leitos. Mas leito de UTI não salva a vida de todo mundo. Por isso queremos fazer um trabalho forte para impedir que a população necessite desses leitos e, assim, reduzir os óbitos no Espírito Santo”, ressaltou o governador.

A apreensão se justifica: vários Estados brasileiros têm enfrentado sérios problemas para conseguir dar conta dos pacientes graves de Covid-19. Primeiro o Amazonas, depois Rondônia e, agora, Santa Catarina, tiveram seus sistemas de saúde colapsados e filas de espera por uma vaga no tratamento intensivo.

Além do crescente nas contaminações pelo coronavírus, a sazonalidade também dita que o momento é de cuidado para os capixabas. Março e abril são considerados meses de crescimento das doenças respiratórias no Espírito Santo, o que pode acentuar a curva de procura por leitos nos hospitais por conta de doenças respiratórias.

“Por isso ampliamos o número de leitos e devemos alcançar 900 leitos, sem a compra de leitos dos principais grupos privados. Caso o crescimento se confirme, temos a assistência”, diz o secretário de Saúde, Nésio Fernandes.

 Fonte: Aquinotícias