Última semana da primavera será de chuva no Sudeste e Centro-Oeste

A última semana da primavera será de chuva e tempo instável nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste. Entre esta segunda-feira (13) e a próxima quinta-feira (16) grandes acumulados de chuva são esperados para São Paulo e Rio de Janeiro. Na Bahia e no Norte de Minas Gerais, que sofrem com as enchentes e temporais há uma semana, devem ter uma semana com mais sol.

Os meteorologistas afirmam que um corredor de umidade se forma do Mato Grosso até o litoral do Sudeste. A circulação dos ventos reforça as nuvens de chuva e provoca os temporais. O sol aparece entre nuvens e as áreas de instabilidade serão mais abundantes.

A empresa de meteorologia Climatempo também monitora a possível atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Caso a ZCAS fique ativa, mais umidade será jogada para o continente, aumentando as áreas com chuva.

Nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Campo Grande e Cuiabá os acumulados de chuva na semana podem ultrapassar os 100 milímetros, por isso, há riscos de alagamentos e deslizamentos de terra.

Neste domingo (12), temporais foram registrados nas capitais paulista e fluminense. No Rio, ruas e avenidas ficaram alagadas, mais de 20 sirenes foram acionadas em comunidades para alertar sobre os riscos de deslizamentos e a cidade entrou em estágio de atenção.

No Nordeste, a chuva diminui e as áreas atingidas pelas chuvas que causaram inundações no Sul da Bahia e em Minas Gerais terão uma semana de sol e menos instabilidades.

Fonte: Band.