Prepare-se: conta de luz vai ficar quase 10% mais cara em 70 cidades capixabas

A conta de luz vai ficar mais cara para 1,6 milhão de consumidores de 70 cidades capixabas. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (3), o reajuste tarifário anual da EDP Espírito Santo. A alta média será de 9,81% para os consumidores residenciais do chamado grupo B1, que engloba clientes residenciais e residenciais de baixa renda. Para clientes de alta tensão, a alta será de 6,89%. Já para a baixa tensão, o aumento será de 10,96%. Esses dois percentuais geram um efeito médio, para esses consumidores, de 9,75% de reajuste nas tarifas.

E o capixaba pode se preparar, pois a conta de agosto promete ser salgada. Na última sexta-feira (30), a agência já tinha anunciado que a bandeira vermelha vai continuar neste mês. Na prática, significa que os consumidores vão continuar pagando uma taxa adicional de R$ 9,49 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) nas contas de luz. O patamar é o mais caro do sistema de bandeiras tarifárias. É o terceiro mês consecutivo em que a bandeira vermelha 2 é acionada devido ao aumento nos custos de geração de energia.

Segundo a agência reguladora, as afluências, ou seja, a quantidade de água que chega nas principais bacias hidrográficas do sistema elétrico em julho, “continuam entre as mais críticas” da série histórica. As perspectivas são de que a situação seja semelhante em agosto.

“Agosto inicia-se com igual perspectiva hidrológica, com os principais reservatórios do SIN em níveis consideravelmente baixos para essa época do ano. Essa conjuntura sinaliza horizonte com reduzida capacidade de produção hidrelétrica e necessidade de acionamento máximo dos recursos termelétricos”, diz a nota.