Polícia Militar realiza operação Cavalo de Aço
O 14º Batalhão da Polícia Militar realiza desde de 01 de outubro a Operação Cavalo de Aço nos municípios de Ibatiba, Irupi, Iúna, Ibitirama, Muniz Freire e Brejetuba.
O Chefe da Divisão Operacional do 14º BPM, Major Weden Carlos Ramos, pontua que além de coibir a prática de furtos e roubos de veículos, a Operação Cavalo de Aço também busca fiscalizar motocicletas, principalmente as adulteradas em suas características originais.
“Têm-se observado uma cultura crescente dentre os jovens da região na aquisição de motocicletas. Parte desses jovens realizam alterações no veículo adquirido e modificam a sua ciclística original (adulterando guidons, por exemplo). Dentre esses jovens, existem aqueles que alteram os escapamentos, seja por substituição da peça ou por perfuração do mesmo, o que acaba emitindo ruídos ensurdecedores, perturbando paz social e afetando a saúde mental das pessoas. É comum observar esses jovens conduzindo essas motocicletas em grupos, fazendo manobras perigosas e colocando em risco a vida de terceiros. Muitos ainda postam as suas manobras em redes sociais. A Polícia Militar irá atuar para coibir essa prática e manter a paz no trânsito”.
“É importante destacar que durante a Fiscalização, os policiais tem oportunizado aos condutores dessas motocicletas a sanarem as infrações, evitando a remoção dos veículos. Somente estão sendo removidas as motocicletas que não são possíveis terem sanadas as suas irregularidades no local.”
Até o momento foram autuados 315 condutores dessas motocicletas nos seis municípios do 14º BPM. Dos 315 autuados, 60 deles tiveram as suas motocicletas removidas por não sanarem as irregularidades.
Na tarde de ontem, um vereador de Brejetuba ameaçou policiais de transferência devido à apreensão das motos.
A Operação Cavalo de Aço não tem prazo para terminar e será uma ação rotineira da Polícia Militar no 14º BPM.
A Polícia pede aos ouvintes da Rádio Mania que, sabendo de condutores que insistem nesta prática, liguem para o telefone 181 e denunciem, informando todos os dados possíveis, como nome, veículo, placa do veículo e endereço. A sua identidade será preservada e a sua denúncia poderá orientar o trabalho da Polícia na coibição de tais práticas.
Fonte: PMES