Definida data para ES receber meio milhão de doses da vacina contra a Covid-19

O Espírito Santo vai receber meio milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 até o dia 15 de agosto. As remessas devem chegar duas vezes por semana ao Estado. “Ontem (segunda) à tarde, tivemos a confirmação do envio de várias vacinas. Os municípios podem se acostumar ao contexto da ampla disponibilidade de imunizantes”, destacou o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, em pronunciamento na tarde desta terça-feira (3).

A distribuição desse meio milhão de doses entre as cidades, continua Fernandes, deve ser reforçada. Isso inclusive para aquelas que receberam menos doses por conta de terem um número menor de prioritários. “Os municípios recebiam doses levando-se em conta o número de prioritários. Aqueles com mais profissionais da Saúde, Educação, portuários e idosos recebiam mais vacinas”, disse Fernandes, explicando que com o término da aplicação nesse público, as vacinas serão distribuídas de forma igualitária.

Meio milhão de doses e vacina da Pfizer

O subsecretário de Saúde, Luiz Carlos Reblin, que também participou do pronunciamento, enfatizou que o Governo Federal vai enviar, ao Estado, duas remessas semanais de vacinas. Portanto, avalia, a expectativa é muito positiva em agosto e setembro.  Reblin falou ainda sobre a especulação de que a segunda dose da vacina da Pfizer seria antecipada para aqueles que já receberam a primeira dose do imunizante.

“Não há redução no período entre uma dose e outra. O que orientamos é a organização. Ou seja, não definir que todos que tomaram a dose um tomem a segunda dose no mesmo dia. Então, preconizamos que quem se vacinou com a Pfizer poderá tomar a segunda dose entre os dias 78 e 84, a partir da data da primeira dose. Não representa uma antecipação, mas uma organização do atendimento à população”, enfatizou.