Cidades históricas de Minas cancelam o Carnaval 2022

Os 30 municípios que fazem parte da ACHMG (Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais) decidiram, nesta sexta-feira (10), não realizar o Carnaval 2022. A medida foi tomada devido ao receio dos prefeitos em relação à pandemia de Covid-19.

Ouro Preto, Tiradentes, Mariana, Serro e São João del-Rei, tradicionais na realização de grandes folias, são alguns dos municípios que fazem parte do grupo.

A decisão foi acordada durante reunião entre os prefeitos na cidade de Ouro Preto, a 96 km de Belo Horizonte. Os políticos também destacaram que o fato de a capital mineira já ter anunciado que não vai promover o Carnaval no próximo ano poderia aumentar a procura por festas nas regiões históricas.

“A decisão é para tentar resguardar a saúde da população e pelo medo de novo surto ou onda [do coronavírus]. Precisamos estar convictos de que os grandes eventos não vão acarretar nenhum tipo de problema de saúde a nossa população. Por isso, almejamos que toda nossa população esteja 100% vacinada e protegida para podermos fazer a retomada tão necessária às nossas cidades”, explicou o presidente da ACHMG, Wirley Rodrigues Reis (Podemos), também prefeito de Itapecerica, a 180 km de Belo Horizonte.

Apesar do consenso em relação à folia, o acordo, batizado de Carta de Ouro Preto, não determina o fechamento das cidades. Assim, cada município vai definir a melhor forma de receber os turistas durante o feriado carnavalesco.

“Como alternativa, pensando, sobretudo, na importância de garantir a manutenção da atividade econômica, a associação sugere que os gestores incentivem e promovam eventos ligados ao turismo cultural, ecológico e de aventura, visando proporcionar, em um formato adequado à realidade atual, variados atrativos no feriado em questão”, destaca nota da associação.

“É um tema polêmico. As decisões dos gestores públicos nunca vão agradar a todos. Tem pessoas que dependem de trabalhar, outros gostam da festa. Mas ainda não temos 100% da população vacinada”, ressaltou Juliano Duarte (Cidadania), prefeito de Mariana, a 110 km de Belo Horizonte.

A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais é composta dos 30 municípios mais antigos do Estado. Juntos, ele agrupam 50% de todo o patrimônio histórico tombado no país.

Veja a lista das cidades históricas de Minas Gerais que desmarcaram o Carnaval 2022:

Brumadinho – Baependi – Barão de Cocais – Bom Jesus do Amparo – Conceição do Mato Dentro – Caeté – Catas Altas – Cataguases – Congonhas – Campanha – Diamantina – Itabira – Itabirito – Itapecerica – Januária – Lagoa Santa – Mariana – Nova Era – Ouro Preto – Ouro Branco – Paracatu – Pitangui – Prados – Santa Bárbara – Serro – São João del-Rei – São Thomé das Letras – Sabará – Santa Luzia – Tiradentes

Fonte: G37