China reabre importação de carne brasileira

A China reabriu a importação de carne brasileira. A informação foi confirmada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina para o Canal AgroMais. Recentemente, o país já tinha liberado a importação de lotes de carne bovina que foram certificados antes do embargo do dia 4 de setembro.

Os embarques foram interrompidos após dois casos atípicos de vaca louca terem sido notificados em Minas Gerais e Mato Grosso. Em nota, a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) confirmou a liberação da carga, estimada em pouco mais de 100 toneladas, que já estava a caminho da China quando houve a suspensão da importação.

O país asiático é o principal mercado da carne bovina brasileira e compra quase metade das cerca de 2 milhões toneladas que o país exporta. A retomada total das exportações depende exclusivamente do país asiático.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) já se posicionou sobre o assunto e informou que as ocorrências de vaca louca não representam risco para a cadeia de produção bovina brasileira.

 

 

Fonte: Band.