Câmara de Ibatiba e TCE são favoráveis às contas de 2017, 2018 e 2019 do Poder Executivo

A Câmara de Vereadores de Ibatiba aprovou durante a realização de três Sessões Especiais, nesta segunda-feira (27), as contas referentes ao exercício de 2017, 2018 e 2019 do prefeito em exercício Luciano Miranda Salgado.

Os Decretos Legislativos nº 01-02-03/2023, foram aprovados com pareceres técnicos da Comissão de Finanças, Economia, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tomada de Preço do Legislativo ibatibense seguindo a recomendação do TCE-ES através dos pareceres prévios nº 107/2020, nº 37/2022 e nº 70/2022 . Os pareceres registraram a recomendação pela aprovação das contas do prefeito, inclusive sendo mantidas as recomendações para adequações e correções sugeridas pelo TCE-ES.

“Como vereadores nós desempenhamos a função de legislar e desempenhamos também o chamado controle externo do Poder Executivo, com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado. Portanto, seguimos a recomendação do Tribunal de Contas e votamos pela aprovação, conforme parecer técnico, inclusive com as recomendações e sugestões pertinentes”, afirmou o relator da Comissão, João Pedro Carvalho Rocha.

O julgamento das contas do prefeito é feita exclusivamente pelos vereadores, eles apreciam o parecer de recomendações expedido do TCE – Tribunal de Contas do Estado, aprovando ou reprovando as contas do executivo. Quando o prefeito tem as contas rejeitadas, pode sofrer punições previstas na Lei das Inelegibilidades ter seus direitos políticos suspensos e impossibilitados de disputar eleições por um período de tempo.

Fonte: Câmara Municipal de Ibatiba