‘Batom de cereja’ lidera e forró domina lista de 10 clipes mais vistos no Brasil em 2021; veja

“Batom de cereja”, de Israel e Rodolffo, foi o clipe mais visto do YouTube no Brasil em 2021. O site divulgou nesta quarta-feira (1º) a lista dos 10 vídeos musicais mais vistos no ano (veja abaixo). O sertanejo misturado com pisadinha e impulsionado pelo BBB foi campeão.

A dupla sertaneja lidera, mas a maioria dos sucessos da lista é de forró. Cinco dos dez clipes mais vistos são de forrozeiros: Barões da Pisadinha, Matheus Fernandes, Raí Saia Rodada, Zé Vaqueiro e Brisa Star. Há ainda três sucessos coletivos de funk e um de rap.

Em 2020, eram três sertanejos, três funks, dois forrós, um funk-pop e um rap.

Top 10 de vídeos mais vistos no YouTube no Brasil em 2021:

  1. Israel & Rodolffo – “Batom De Cereja”
  2. Os Barões da Pisadinha – “Esquema Preferido”
  3. Matheus Fernandes e Dilsinho – “Baby Me Atende”
  4. Raí Saia Rodada – “Tapão Na Raba”
  5. MC Don Juan, MC Davi e MC Pedrinho, DJ 900 – “Bipolar”
  6. DJ Boy, MC’s V7, Letto, Leozinho ZS, IG, Joaozinho VT, Davi e Kako – “Coração Gelado 2”
  7. Zé Vaqueiro – “Volta comigo bb”
  8. MC Poze do Rodo – “Vida Louca (prod. Neobeats)”
  9. Brisa Star ft Thiago Jhonathan – “Se Joga No Passinho”
  10. MC Poze do Rodo, Bielzin, PL Quest e MC Cabelinho (prod. Neobeats) – “A Cara do Crime (Nós Incomoda)”

A lista foi feita pelo YouTube com base em visualizações locais de videoclipes oficiais enviados em 2021, exceto trailers e vídeos infantis, entre 1º de janeiro e 15 de novembro de 2021.

O top 10 reflete um ano em que o sertanejo perdeu o poder de divulgação nos grandes shows pelo Brasil – Israel e Rodolffo foram exceção por causa da vitrine do BBB. Neste cenário, o forró ganhou espaço com agilidade de produção e distribuição digital.

Sandra Jimenez, diretora de parcerias musicais do YouTube para América Latina, ressalta a velocidade das mudanças no mercado da música desde 2020. “O digital acelerou, e quem estava preparado para isso teve a vantagem de alcançar novos públicos”, ela afirma.

“Com essa aceleração, o funk e o pessoal do forró estavam mais acostumados a fazer rápido. É tudo tão fragmentado que todas as formas de contato [com o público] você deve usar. Com isso, eles tiveram uma oportunidade de aumentar a visibilidade do gênero musical”, diz Sandra Jimenez.

O mercado musical brasileiro é conhecido por ser um dos que mais consome músicas nacionais em relação às estrangeiras. “No YouTube, há uma predominância do conteúdo local, cantado em português”, descreve a diretora de parcerias.

Além da lista 100% nacional, ela aponta a diversidade regional de 2021, que não ficou concentrada em artistas do Sudeste ou do Centro-Oeste. “É muito interessante você ver essa lista, porque ficou balanceada, tem mais abrangência”, comemora Sandra.