Réveillon no ES: Governo diz que decisão sobre festas caberá a cada município

A Prefeitura de Vitória anunciou, na noite desta terça-feira (30), que os eventos públicos de réveillon estão suspensos. A medida inclui o cancelamento de queima de fogos, shows e apresentações artísticas.

O anúncio foi feito pelo prefeito da capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Para a decisão, o chefe de executivo municipal considerou o aumento do risco de contágio de Covid-19 após o anúncio de dois casos confirmados da variante ômicron no Brasil.

De acordo com o prefeito, foi feita uma reunião com o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) e com o infectologista Lauro Ferreira Pinto, que aconselharam pela suspensão dos eventos.

“Tomamos a decisão baseada na ciência e não realizaremos festividades, queima de fogos e nada que gere aglomeração. A nova variante está no Brasil e isso nos deixa em posição de incerteza sobre o sistema de saúde, com atenção para o Brasil e nossa cidade”, informou o prefeito.

O prefeito destacou ainda que, apesar da boa taxa de vacinação em Vitória, não é possível impedir que pessoas não vacinadas estejam em eventos públicos.

Vitória suspende queima de fogos no ano novo devido à pandemia — Foto: Flávio Almeida/Prefeitura de Vitória

Vitória suspende queima de fogos no ano novo devido à pandemia — Foto: Flávio Almeida/Prefeitura de Vitória

Recomendação

Na noite desta terça-feira, a Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa-ES) informou que emitirá uma Nota Técnica com recomendações para os municípios sobre as festividades de Natal e Ano Novo. A nota repassará a responsabilidade pela decisão dessas festas às cidades.

Fonte: G1