Exames preliminares confirmam 2 casos da variante ômicron da covid no Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou nesta terça-feira (30) que exames preliminares identificaram os dois primeiros casos da variante ômicron do coronavírus no Brasil.

A agência sanitária disse que um brasileiro que veio da África do Sul e desembarcou em Guarulhos no dia 23 de novembro testou positivo para Covid-19 e, após análises laboratoriais, foi confirmada a infecção pela nova cepa. A esposa dele também testou positivo para a nova variante.

A primeira testagem da cepa foi realizada pelo laboratório Albert Einstein, que confirmou a detecção da nova cepa ômicron. Em nota, a Anvisa afirmou que “de acordo com os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético.”

Em nota, a Anvisa destacou que a entrada do passageiro no Brasil ocorreu no dia 23/11, ou seja, antes da notificação mundial sobre a identificação da nova variante. Ela foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial de Saúde (OMS) pela África do Sul no dia 24 de novembro.

A infecção pela nova variante foi identificada quando o homem esteve no laboratório do aeroporto de Guarulhos, em 25 de novembro, para fazer um novo teste RT-PCR, acompanhado da esposa, para voltar para a África do Sul. “Ambos testaram positivo para a Covid-19 e o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo”, diz a nota.

A Anvisa confirma também que a entrada do brasileiro em território nacional ocorreu antes de o país fechar as fronteiras aéreas, em caráter temporário, para voos que tenham origem ou passagem pela África do Sul.

Fonte: Band.