Dezembro Vermelho em Ibatiba terá testes rápidos em unidades de saúde

O dia 1º de dezembro foi o Dia Mundial de Luta contra a Aids, o que deu início ao Dezembro Vermelho, no Brasil, quando acontece a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A data, em especial, foi criada com o intuito de reduzir o preconceito contra a doença, pois, apesar da maior parte da população ter conhecimento sobre a forma de transmissão, a desinformação ainda gera a discriminação contra os portadores de HIV principalmente.

Em Ibatiba, o Serviço de Vigilância Epidemiológica vai realizar testagens nas unidades de saúde do município. Serão feitos testes de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, começando pelo distrito de Crisciúma, no dia 6, (veja o cronograma abaixo). Nas unidades – onde os funcionários usaram vermelho no dia 1º, será oferecido o teste rápido que têm o resultado em até 30 minutos. Se for positivo, a pessoa receberá toda orientação para o tratamento. Para fazer o teste, basta levar um documento de identificação e o Cartão do SUS.

A coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Andressa Bonela, explica que o Dezembro Vermelho foi instituído por lei, em 2017, e tem como foco principal a prevenção dessas infecções, mas também trata da promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV, assim como dá total assistência a elas e a quem tem outra qualquer infecção sexualmente transmissível. “E o nosso foco principal, aqui em Ibatiba, é justamente a prevenção”, afirma.

Andressa coloca que algumas ISTs, como a Sífilis, por exemplo, é tratada no município mesmo, mas outras, como HIV e Hepatites precisam de acompanhamento com infectologista. “As pessoas são, então, referenciadas (encaminhadas ao serviço de referência) e a gente faz o acompanhamento desses pacientes”, esclarece. “Então, nosso maior objetivo é tentar descobrir casos, onde as pessoas ainda não sabem que são portadoras e, por isso, estamos oferecendo os testes rápidos em várias unidades de saúde do município, durante o mês de dezembro”, completa.

Além do diagnóstico precoce, com os testes, o setor vai focar na educação em saúde, falando sobre a prevenção. “E a principal forma de prevenção é o uso do preservativo, ter relação sexual segura, porque esse é o maior meio de contaminação, além de outras formas, como a mãe passar para o filho, durante a gestação (não todas as infecções), o compartilhamento de seringas e acidente com material perfurocortante (cuidado em manicures)”, destaca. “Só que a grande maioria é por relação sexual desprotegida”, complementa.

Ela ainda destaca a importância do diagnóstico precoce. “Em relação ao HIV, por exemplo, quando a pessoa é diagnosticada, ela possui o vírus, mas ainda não tem a doença – chamada Aids – que causa vários problemas de saúde, mas se fizer o tratamento adequado, provavelmente, com o tempo, a quantidade de vírus se torna indetectável e ela poderá ter uma vida bem próxima da normalidade, porque não vai transmitir o vírus”, explica. “Quanto à Sífilis, também é preciso fazer o teste e o tratamento, para não transmitir, destacando que essa doença tem cura e o tratamento no Brasil é muito eficiente, mas o HIV/Aids, não tem cura ainda”, conclui.

Testagens nas Unidades de Saúde.

Faça os testes de HIV, sífilis, hepatites B e C.

6/12 – CRISCIÚMA – 8h às 14h

8/12 – SANTA MARIA – 8h às 14h

9/12 – ADILAO ALMEIDA DE LIMA (NESF) – 8h às 11h e 13h às 16h

10/12 – SANTA CLARA – 8h às 14h

14/12 – PRO-MORAR – 8h às 11h e 13h às 16h

15/12 – ADILAO ALMEIDA DE LIMA (NESF) – 8h às 11h e 13h às 16h

17/12 – ADILAO ALMEIDA DE LIMA (NESF) – 8h às 11h e 13h às 16h

Assessoria de Comunicação PMI