Cafés mineiros e capixabas dominam maior concurso de qualidade do Brasil

cafe-arabica-capa-1024x768

Das 200 amostras finalistas de cafés das variedades arábica e conilon no concurso “Coffee of the Year 2020” – um dos principais prêmios do setor no Brasil – 121 são de cafeicultores de Minas Gerais e 49 são do Espírito Santo.

Os finalistas são divididos em quatro categorias. Dos 150 melhores cafés arábicas do Brasil, 108 são de Minas Gerais, 24 do Espírito Santo, nove de São Paulo, três do Ceará, dois de Goiás, dois do Distrito Federal, um do Rio de Janeiro e um da Bahia.

Das 30 melhores amostras finalistas da variedade “Canéfora”, o conilon, 22 são de cafeicultores do Espírito Santo. Em seguida vem quatro de Rondônia, três de Minas Gerais e um da Bahia.

Já na categoria de fermentação induzida de arábica, oito amostras são de Minas Gerais, uma do Espírito Santo e uma da Bahia. Já das amostras finalistas da categoria de fermentação induzida de conilon, seis são de Rondônia, duas do Espírito Santo e duas de Minas Gerais.

Criado em 2012, o Coffee of the Year tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.