Especial Dia Internacional da Mulher – Entrevista com a Cap. Érika Fernandes Amorim Quarto do 14º BPM

Em 2021, o Brasil registrou um estupro a cada 10 minutos e um feminicídio a cada 7 horas, segundo um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) publicado ontem,07/03, véspera do Dia Internacional da Mulher.

 

Os dados mostram que houve 56.098 estupros — incluindo de vulneráveis — do gênero feminino, em todo o país, o que representa um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior. Já os casos de feminicídio caíram 2,4%, foram 1.319 vítimas em 2021 e 1.351 no ano anterior.

 

O 14º batalhão de polícia militar localizado em Ibatiba, conta com uma arma a mais para inibir essas agressões a mulheres: A patrulha Maria da Penha.

 

A Patrulha Maria da Penha é um serviço da Polícia Militar do Espírito Santo de prevenção para vítimas de violência doméstica.

 

Uma viatura realiza visitas periódicas para impedir que a violência volte a acontecer, fiscalizando o cumprimento de medidas protetivas e atendendo a chamados de urgência. Os batalhões da PM possuem equipes específicas para este atendimento, com presença obrigatória de mulheres nas viaturas e capacitação especializada. O serviço precisa ser solicitado pessoalmente em qualquer delegacia. Em caso de emergência, a PM-ES pode ser acionada pelo 190.

A Capitã Érika Fernandes Amorim Quarto, Chefe da seção de recursos humanos e comunicação social do 14º BPM, esteve no estúdios da Rádio Mania FM nesta terça-feira, 08/03, para falar sobre o tema.