PROBLEMA ANTIGO: cães de rua continuam trazendo transtornos em Ibatiba

30-caes-e-gatos-de-rua

Basta andar pelo município de Ibatiba para encontrar diversos cães pelas ruas, um problema antigo da cidade.

Eles andam em matilhas com mais de 10 animais, e a registros de ataques a pessoas, diversas reclamações chegaram a nossa reportagem de cidadãos se queixando dessa situação.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil contabiliza mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo mais da metade deles, cachorros. Ainda segundo a OMS, em algumas cidades do interior do país, estima-se que cerca de ¼ da população dos animais vivam nas ruas.

Um outro problema relacionado aos caninos, são animais de grande porte andando com seus donos pelas ruas sem focinheira.

Não existe uma legislação nacional sobre a obrigatoriedade do uso da proteção, isso varia de cidade para cidade.

Especialista consultado por nossa reportagem, nos informou que mesmo sem uma regulamentação o uso da focinheira é importante para passar segurança pera as outras pessoas, o acessório evita por exemplo a mordida do animal, que segundo o profissional pode se comportar de maneira inesperada ao ver outro cachorro por exemplo.

Nossa reportagem esteve em contato durante a semana com a assessoraria de comunicação da prefeitura, questionamos o município sobre as ações do poder público para solucionar o problema, mas até o fechamento dessa reportagem não tivemos uma resposta.

Tentamos falar também com o responsável pelo setor de zoonose em Ibatiba, mas não conseguimos contato.